Palestras sobre o Projeto Social revolucionário na arbitragem brasileira defendido no Trabalho de Conclusão do Curso de Educação Física de Rildo Gois, na Faculdade Social da Bahia com o tema: Arbitragem de Futebol como Inclusão Social A Experiência da Divisão de Base de Árbitros de Futebol
Faculdade Vale do Jaguaribe - Aracati - Ceará
Faculdade de
Tecnologia e Ciências
Defesa do Projeto Social " Divisão de Base de Árbitros de Futebol na Faculdade Social da Bahia".
Centro Universitário Maurício de Nassau
Faculdade da Cidade - Salvador - Bahia
A Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF) continua a receber reconhecimento de diversos setores em todo o território nacional. Desde a apreciação de torcedores, mídia especializada, líderes esportivos e instituições renomadas, como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o referido projeto, pioneiro em sua natureza, foi objeto de destaque em uma publicação literária.
Sob a liderança e coordenação do árbitro baiano Rildo Góis, a DBAF foi objeto de homenagem no livro-reportagem intitulado Humanus. O mencionado trabalho foi apresentado ao público durante o seu lançamento ocorrido na manhã do dia 14, quinta-feira, no Auditório da Faculdade da Cidade, situado em Salvador.
Uma das matérias presentes no livro relata a trajetória do projeto social que, por meio da prática arbitral, promove a educação e disciplina entre crianças e adolescentes residentes em Salvador. Além disso, prepara-os para ingressar na profissão, tanto no contexto nacional quanto internacional.
DBAF - A Divisão de Base de Árbitros de Futebol (DBAF) foi fundada há 12 anos por Rildo Góis, com o propósito de promover a inclusão social por meio do esporte. O objetivo primordial do projeto é a formação de árbitros de alta qualidade para o cenário esportivo brasileiro.
Há um ano, o referido curso tem sido ministrado nas instalações do Colégio Parque, localizado no bairro do Cabula. Nesse ambiente, aproximadamente 30 crianças e adolescentes participam de um programa intensivo de formação, abrangendo tanto os aspectos teóricos quanto práticos inerentes à profissão.
Humanus - O propósito do livro-reportagem é proporcionar voz àqueles que frequentemente são marginalizados em meio aos interesses predominantes. Pessoas pertencentes a grupos minoritários, como travestis, vendedores ambulantes, crianças e adolescentes de comunidades carentes, ex-usuários de substâncias entorpecentes, e indivíduos com necessidades especiais, são retratados na obra sem o sensacionalismo típico de veículos que visam exclusivamente o lucro, mas sim com a sensibilidade de quem almeja tão somente integrá-los ao tecido social e histórico.
A produção mencionada decorreu do conteúdo da disciplina "Técnicas de Reportagem", inserida no currículo do 4º semestre do Curso de Jornalismo da Faculdade da Cidade do Salvador. Sob a coordenação da jornalista Antoniella Devanier, a obra intitulada "Humanus" foi concebida pelos próprios alunos, atuantes também como autores do texto. O grupo de alunos-autores inclui Aloísio Tavares, Jean Pierre, Adriana Santos, Flavio Gomes, Isabel Lima, Naylton Santos, Yedda Melo, Alessandra Miranda, Flavia Mesquita, Vivaldina Calmon e Atila Barros.
Reportagem Publicada em Agosto de 2013 no www.dbaf.tumblr.com